IoT na manufatura

Aplicações do RTLS nas indústrias manufatureiras

 

Em um mundo onde a tecnologia dita a concorrência, as empresas manufatureiras precisam ser cada vez mais ágeis e eficientes para entregar os produtos, mas é claro que essa velocidade precisa respeitar a qualidade oferecida. O RTLS pode até ter um número infinito de aplicações para o setor, suprindo uma necessidade diferente em cada empresa, mas é fácil identificar algumas constantes atreladas a essas necessidades.

Deslocamento de peças e produtos

Primariamente, a instalação de um RTLS se justifica pela capacidade de otimizar as linhas de produção com o rastreamento das mercadorias. É muito comum a existência de etapas em que um objeto precise ser locomovido de uma estação para outra e é nessa hora que surge a necessidade de monitoramento.

A aplicação nesse sentido é muito simples: as indústrias conseguem evitar que mercadorias, peças ou objetos que façam parte da cadeia de produção fiquem perdidos nos processos. Então fica muito mais fácil identificar em que posição eles se encontram, quanto tempo passam por cada etapa, se há algum processo interrompido, parado ou atrasado etc. O RTLS mostra total praticidade para gerir a produção do começo ao fim e, assim, acelera a produção ao eliminar perda de tempo para rastrear erros ou reformular rotas quando algo foge do padrão.

Melhor planejamento de prazos

Aproveitando-se da flexibilidade e do baixo custo dos beacons, as empresas podem estender os sistemas RTLS além da produção direta. Isso porque essa estratégia de localização ajuda também na intralogística que antecede o processo de manufatura. O RTLS ajuda a controlar as peças que chegam à linha de montagem, guiando a estimativa da entrega dos produtos. Se surge algum problema na recepção do material, fica mais fácil reestabelecer os prazos e repassar as informações aos clientes.

Armazenamento de produtos

Outra aplicação muito útil no gerenciamento é em relação à estocagem e armazenamento. Sim, essa etapa faz parte do processo como um todo e tecnicamente se insere na primeira aplicação que citamos, mas não é esse o ponto. O importante aqui é a necessidade de controlar quantidades e qualidades. Um produto pode ser danificado se mal armazenado, certo? O RTLS pode evitar situações como essa ao fornecer informações sobre o local onde o produto final será guardado e permitir analisar as melhorias necessárias no ambiente.

Produtividade de funcionários

Toda a segurança e eficácia do trabalho nas fábricas não param por aí. Essa ferramenta se mostra útil para acompanhar não só os produtos como a movimentação dos próprios funcionários na estação de trabalho. Ou seja, se o objetivo da empresa é aumentar a produtividade, os gerentes podem acompanhar com melhor precisão se seus empregados estão rendendo, realizar relatórios para identificar a rotina e a forma como um indivíduo se move pelo local, entre outras estratégias. Então, esse é outro benefício do RTLS para buscar melhorias na produção. O acompanhamento pode ser colocado em prática, por exemplo, com o cadastramento digital de acesso do funcionário durante cada etapa de trabalho, determinando os horários de suas tarefas na produção.

À parte, o próprio rastreamento dos ativos é benéfico ao trabalho da equipe de produção, principalmente nos ambientes mais automatizados. Isso porque consegue ajudar os operadores das máquinas a navegarem melhor pela fábrica, determinando as tarefas mais urgentes e os caminhos mais curtos. O movimento de máquinas e trabalhadores em uma fábrica ajuda a criar um ambiente de trabalho mais seguro, minimizando acidentes e custos de manutenção.

Produtos personalizados

Em fábricas menos automatizadas, onde os produtos exigem uma personalização mais apurada, os ativos passam mais tempo em cada estação. São unidades de produção mais reduzidas, mas, ainda assim, os gerentes podem se beneficiar do monitoramento de ativos conforme a movimentação pelo processo de produção. Embora fábricas menores tenham sido previamente incapazes de implantar a tecnologia de rastreamento, o baixo custo e a simplicidade do Bluetooth tornam o RTLS possível mesmo para esse mercado de produtos personalizados, também ajudando a acelerar a produtividade.